O Governo do Estado, por meio do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), anunciou na última segunda-feira (6) a contratação de uma empresa de engenharia e arquitetura para a elaborar o projeto de restauração da cobertura da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no município de Valença. A empresa contratada deverá entregar o projeto em até 120 dias.

Essa intervenção é fruto de muito diálogo entre a deputada estadual Maria del Carmen juntamente com os membros do conselho da igreja, o ex-vereador de Valença Adailton Francisco e o diretor geral do Ipac, João Carlos. A execução da obra, após o projeto, conta com uma emenda impositiva da deputada que já foi destinada para a obra.

“Valença é uma cidade muito querida e essa restauração será uma grande conquista para a população católica do município, nosso mandato se comprometeu com a memória e com a cultura do nosso estado destinando emendas e colocando a preservação do patrimônio histórico como pauta importante, portanto essa reforma do ponto de vista cultural, religioso e de segurança aos fiéis é muito importante.” afirma a deputada Maria del Carmen

A igreja é um patrimônio de relevância para a região, não só no contexto religioso, mas também para pesquisas arquitetônicas e urbanísticas. Ela foi construída em 1759 e guarda artes sacras do século XVIII e XIX.