Nesta segunda- feira (28), o auditório da Assembleia Legislativa da Bahia foi tomado por mulheres de todas as idades que lutam por um único objetivo: conquistar os espaços de poder. O encontro foi resultado da Audiência Pública “Desafio Eleitoral 2022 e as Políticas de Empoderamento das Mulheres”.
A audiência em comemoração ao mês da mulher teve como objetivo discutir sobre a representatividade feminina, a luta e os desafios da mulher na política, além de homenagear mulheres que se destacaram em diferentes áreas de atuação. Participaram do evento a deputada estadual de São Paulo, Erika Hilton (virtual); Janiere Portela representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE); Joanice Maria Guimarães desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia; Rafson Ximenes defensor Público Geral da Bahia, além das deputadas estaduais membros do Conselho dos Direitos da Mulher.
Para a deputada Maria del Carmen essa audiência tem uma importância muito grande. “Fico muito feliz em participar desse evento e com a plenária cheia. É uma certeza que estamos no caminho certo e que ano que vem teremos mais mulheres ocupando as cadeiras no Legislativo”, afirmou a deputada.
As homenageadas do evento foram: Tereza Paim, médica e ex- secretária de Saúde: a vereadora de Lauro de Freitas, Naide de Brito; Daniela Borges, presidenta da OAB; Mãe Mara de Tessunne; a vereadora de Ilhéus, Enilda de Oliveira; Edneusa de Santana e Luciana Mota, engajadas nas lutas sociais e Firminiane Venâncio, defensora Pública do Estado da Bahia.
A homenageada do mandato da deputada foi a vereadora de Lauro de Freitas, Naide de Brito que foi escolhida pelo seu trabalho feito em prol do social e pela luta por direitos para as mulheres. “Agradeço a deputada Maria pelo reconhecimento da nossa luta. Estou muito feliz, essa homenagem é uma coroação de tudo que a gente faz na vida”, comemorou Naide.
O evento realizado pela Comissão dos Direitos da Mulher contou com as apresentações culturais da Banda Didá, das meninas do Slam das Minas da Bahia e do Poder Grisalho.