A medalha foi concedida durante a sessão especial em homenagem à deputada em reconhecimento à brilhante trajetória e dedicação à causa pública e ao desenvolvimento urbano.

A deputada estadual Maria del Carmen recebeu a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria da Casa Legislativa, em uma sessão lotada e emocionante que homenageou os seus 50 anos de atuação em Engenharia e os 70 anos da sua chegada à Bahia. A celebração aconteceu na última quinta-feira (10), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Pega de surpresa, Del Carmen não escondeu a emoção em ser a mais nova Comendadora da Bahia. “Estou sem palavras. Agradeço de coração esse reconhecimento. São anos trabalhando e acreditando que é possível transformar a realidade do povo baiano”, afirmou a deputada. A homenageada fez questão de dividir o prêmio com todas as mulheres. “Essa homenagem é, também, para todas as mulheres que lutam, todos os dias, por um país mais justo e igualitário”, concluiu a deputada. 

O evento transitou pelas culturas espanhola, com os grupos de Gaitas, Os Celtas que cantou o Hino da Galícia (origem da deputada) e De Baile Vivir Galícia que fez uma linda apresentação de dança, e baiana com a Banda Feminina Didá que agitou e emocionou a plateia cantando Maria Maria, de Milton Nascimento. A celebração contou com a participação de vereadores de vários municípios, prefeitos, parlamentares, movimentos sociais e de moradia além dos familiares da deputada homenageada.

A deputada Fátima Nunes, líder da Bancada do PT na ALBA e proponente da sessão especial, fez um discurso exaltando a força e o trabalho da homenageada. “Seu trabalho árduo, sua dedicação à comunidade e sua determinação em superar barreiras nos mostram o caminho a seguir para construir um mundo muito mais digno, justo e inclusivo”, afirmou a deputada.

A mesa foi composta pelo presidente da ALBA, o deputado Adolfo Menezes, a deputada Fátima Nunes, a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Elisângela Araújo, representando o governador Jerônimo Rodrigues; a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Nelson Pelegrino; a vereadora de Salvador Marta Rodrigues; a consultora da vice-presidência Nacional de Habitação da Caixa Econômica Federal, Eleonora Mascia; o prefeito de Aratuípe, Professor Toni; a presidente interina do PT na Bahia, Jéssica Sinai; o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), João Bosco Cavalcanti; e a amiga e colega de profissão de Maria del Carmen, Maria Beatriz, representando a turma de Engenharia Civil da Ufba de 1973.

“Cada gesto, cada palavra de apoio me enche de gratidão e renova minha energia para continuar lutando por uma Bahia e um Brasil melhor. Enquanto eu tiver disposição e saúde vou seguir trabalhando pelo povo. Obrigada a todos por fazerem parte desse momento tão especial na minha vida”, agradeceu emocionada a deputada. Atualmente em seu quinto mandato, a deputada defende temas fundamentais como a mobilidade, habitação, combate à violência contra a mulher, desenvolvimento urbano e a agricultura familiar. Além disso, a deputada preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sendo a primeira mulher a comandar a principal comissão da ALBA.