O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) será palco de uma emocionante celebração em homenagem à trajetória marcante da Deputada Estadual Maria del Carmen. A Sessão Especial, proposta pela bancada do Partido dos Trabalhadores na ALBA, acontecerá no dia 10 de agosto, às 10h, e visa reconhecer os notáveis 50 anos de atuação em Engenharia e os 70 anos de chegada à Bahia dessa importante líder política.

Maria del Carmen, mulher sinônimo de luta e liderança, dedicou sua vida à causa pública, com uma trajetória de mais de 45 anos na política. Iniciando sua carreira como técnica em grandes obras do estado, logo após se formar em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1975, ela demonstrou competência técnica e comprometimento ao contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura baiana.

A Deputada Estadual foi pioneira em diversas iniciativas ao longo de sua trajetória política. Em 1990, assumiu o cargo de primeira Secretária de Ação Social de Salvador, implantando os primeiros Conselhos Tutelares, em consonância com o atual Estatuto da Criança e do Adolescente. Em 1994, Maria del Carmen foi eleita deputada estadual, marcando o início de um longo e bem-sucedido mandato, tornando-se também a primeira presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher e primeira mulher a assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça.

Ao longo de sua trajetória política Maria atuou na Superintendência de Manutenção e Conservação da Cidade (Sumac), destacando-se por suas realizações como Secretária de Infraestrutura de Salvador e sua presidência na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável por importantes obras em todo o estado.

Atualmente em seu quinto mandato como deputada estadual, Maria del Carmen continua trabalhando incansavelmente em prol do povo baiano, defendendo temas fundamentais como a mobilidade, habitação, combate à violência contra a mulher, desenvolvimento urbano e a agricultura familiar. Além disso, é a autora da Lei Anticalote, garantindo os direitos trabalhistas de terceirizados que prestam serviço ao estado.

A sessão contará com a presença de autoridades, lideranças políticas, representantes da sociedade civil e comunidade em geral, que se farão presente nesta merecida homenagem a essa figura inspiradora e marcante na história da Bahia.

Sua presença é de extrema importância para tornar esse momento ainda mais significativo. Reserve a data em sua agenda e junte-se a nós no dia 10 de agosto, às 10h, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), para celebrar os 50 anos de Engenharia e os 70 anos de Bahia da Deputada Estadual Maria del Carmen.